Rogério Nogueira é engenheiro agrônomo e bacharel em direito, pós graduado em ciências jurídicas e em operações especiais (Chile). É criador do Método RCS – Realismo em Combate Simulado – e do Curso de Tiro de Combate e Sobrevivência Policial, realizado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Serve no BOPE como Capitão e exerce a função de chefe da Seção de Instrução Especializada, tendo atuado como instrutor de diferentes áreas e como Comandante de Equipe nas principais missões dos últimos 9 anos.

 

Participou de missões e treinamentos em outros países e em outros estados brasileiros, com destaque para as operações interagências durante os grandes eventos da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros. Formou-se no Tactical Shooting Instructor Course (Instrutor de Tiro Tático), pela Universal Shooting Academy, na Flórida, EUA, e atua como Instrutor de Tiro há mais de dez anos.

 

Além do Curso de Operações Especiais do BOPE, possui diversas outras especializações relacionadas ao universo tático-operacional. Como principais experiências internacionais, destacam-se os Cursos e Intercâmbios de Operações Especiais na Spezial Einsatz Kommando (SEK), unidade especial da Alemanha, em Hannover; no Grupo de Operaciones Policiales Especiales (GOPE), dos Carabineros de Chile; e na SWAT do Orange County Sheriff’s Office, na Flórida, EUA. Participou ainda de intercâmbios de treinamento ou operações reais com unidades militares e policiais da França, Suécia, Chile, Argentina e Estados Unidos.